Com origem no latim, LOCI significa “lugares”, e deu nome ao projeto que deseja estimular o senso de pertencimento das pessoas
Do latim, ‘LOCI’ significa “lugares”. Na filosofia de Aristóteles, refere-se à construção de pontos de vista. Na biologia, está dentro de um cromossomo e indica o local em que está um gene, referindo-se às características.
Aqui no Brasil, no campo da cultura, LOCI (pronuncia-se “loqui”) é uma plataforma digital que serve como base para catalogar e promover os bens de natureza material e imaterial, protegidos por Tombamento, Registro e Inventário na esfera dos municípios.
O projeto, criado e desenvolvido pela AME Cultura, usa o patrimônio cultural como fonte para estimular o senso de pertencimento das pessoas, com seus lugares, histórias e identidades.
LOCI: plataforma digital do patrimônio cultural
O principal objetivo da AME Cultura, por meio da plataforma LOCI, é disponibilizar cada vez mais conteúdo e conhecimento sobre o patrimônio cultural dos municípios.
Esse é um primeiro passo para garantir sua proteção para as gerações futuras. É também uma forma da população as características de sua própria história e identidade.
Conheça os benefícios do projeto:
Promoção e visibilidade: por meio da LOCI, é possível que a população tenha acesso a dados, história, imagens e informações, dando visibilidade aos bens culturais dos municípios. Dessa forma, conseguem atrair a atenção e interesse e gerar engajamento para ações de preservação do patrimônio.
Interação: o conteúdo da plataforma vai muito além de textos estáticos, só com histórias. Estão disponíveis mapas virtuais e conteúdos detalhados sobre cada bem cultural, incluindo fotos, vídeos, materiais técnicos e acadêmicos, voltados também para pesquisas.
Educação e capacitação: a plataforma conta com uma área voltada para educação, com conteúdos e recursos para professores. São atividades e materiais sobre educação patrimonial, de forma intuitiva e lúdica, com jogos multimídia, promovendo a aprendizagem e a valorização do patrimônio.
Histórico e legalidade: estão disponíveis históricos, motivações, instrumentos legais de proteção, funcionamento e serviços dos bens culturais, fornecendo uma base sólida de informações de cada município.
Inovação e crescimento: como é um projeto novo e em desenvolvimento, a plataforma está sempre em evolução, adquirindo novas informações com o passar do tempo, a partir de novas tecnologias.
Conscientização e proteção: a plataforma nasceu a partir do princípio que “só se protege o que se conhece”. Portanto, para a AME Cultura, divulgar o Patrimônio Cultural municipal é essencial para garantir sua preservação para as gerações futuras e fortalecer a identidade histórica da população.
Trabalho para além da cultura
Um dos exemplos de serviços técnicos prestados é na cidade de Machado, onde a empresa nasceu, que já geraram mais de R$ 1,5 milhão em recursos para investimentos em cultura e turismo.
Na frente de Tombamento: dossiês técnicos elaborados pela AME Cultura que foram reconhecidos pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG) são do Castelinho de Machado, Conjunto Paisagístico da Prainha de Machado e Imagem de São Benedito.
Na frente de Registro: todos os dossiês produzidos pela AME Cultura foram reconhecidos pelo IEPHA/MG, sendo a Festa de São Benedito, a Corporação Musical União de Machado e o Modo de Fazer Pastel de Fubá.
A AME também produziu documentos técnicos referentes a Inventário de 32 bens culturais do município.
Em Andradas, na frente de Tombamento temos a Casa da Memória e o Conjunto Paisagístico da Serra do Caracol. Na frente de Registro, há as aprovações da Banda Municipal Lira da Mantiqueira e o Artesanato de Fibra da Taboa (Saberes).
Em Paraguaçu, exemplos de dossiês aprovados pelo IEPHA/MG na frente de Tombamento são do Teatro Municipal Donato Leite Andrade e o Horto Florestal da Bomba (Parque Natural Municipal Coronel Olyntho Oliveira Leite). Já na frente de Registro a Festa do Marolo e As Pastorinhas.
Atuação presente no município
Com 14 anos de história, a AME Cultura está relacionada com o setor criativo mineiro. A atuação da empresa vai além da produção, apresentando um importante papel no trabalho de assessoria e consultoria em políticas públicas relacionadas com a cultura e o turismo.
Por conta dos resultados conquistados com as ações desenvolvidas, a atuação da AME Cultura se expandiu para o interior do Estado de São Paulo.
Quer saber mais sobre a plataforma LOCI e todo o trabalho realizado pela AME Cultura? Acesse o site.